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Lanchonete usa rainha para vender kebab

14.fev.2014 - Fachada da lanchonete The Queen, em Londres, que vende churrasquinho grego, hambúrgueres, pizza e espetinhos - Reprodução/SWNS
14.fev.2014 - Fachada da lanchonete The Queen, em Londres, que vende churrasquinho grego, hambúrgueres, pizza e espetinhos Imagem: Reprodução/SWNS

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 22h40

Uma lanchonete no bairro de Chingford, em Londres, tornou-se alvo de investigação por parte do Palácio de Buckingham após mudar seu nome para “The Queen” (A Rainha) e colar fotos de Elizabeth 2ª em suas vitrines.

Anteriormente conhecida como Petra, a lanchonete é especializada em kebab, os sanduíches que levam carne picada e verduras –conhecidos por muitos no Brasil como churrasquinho grego. Também é possível comprar hambúrgueres, pizzas e espetinhos para viagem.

Devidamente rebatizada, a lanchonete preferiu não deixar dúvidas sobre o nome e estampou suas vitrines com posteres enormes da soberana britânica.

  • A rainha Elizabeth 2a. é uma das figuras mais amadas do Reino Unido

A vizinhança adorou a mudança. Quem não achou a menor graça foi o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha, que agora está investigando o dono do estabelecimento, Hussein Ibrahim.

Segundo ele, a adoção do nome e o uso dos cartazes é sua maneira de expressar amor pela família real britânica.

Pelas regras da realeza, não é permitido usar imagens da rainha ou de membros da família real para fazer propaganda. Somente as empresas que recebem o selo de aprovação real podem anunciar que oferecem serviços para Elizabeth 2ª. É o caso de lojas tradicionais como Fortnum and Mason, que vende chás, queijos e outras iguarias inglesas, e Aston Martin, que produz os carros preferidos do agente secreto James Bond.

Um porta-voz da Família Real disse nesta sexta-feira (14) que “imagens de membros da família real não deveriam ser usados para patrocinar negócios”.

Hussein Ibrahim, dono da lanchonete, acha que seu estabelecimento é perfeito para mostrar como os ingleses amam sua soberana.

“Eu amo a rainha e tudo o que ela fez pelos cidadãos neste país”, afirmou ao site SWNS. “Esta é a terra dela e a rainha merece que nós a saudemos todos os dias.”

E acrescentou. “A rainha faz todo mundo feliz. Eu acredito que nesta comunidade, as pessoas estão sentindo falta disso, de algo que os una.”

Tem mais gente que acredita que o comerciante só quer mesmo é tirar vantagem e vender mais sanduíches e espetinhos. Margaret Tyler, que possui a maior coleção de objetos ligados à família real britânica, com mais de 10.000 itens, acha que Hussein só está interessado em “fazer dinheiro”.

“É um horror.  Como ele ousa ganhar dinheiro em cima do nosso legado? Não é uma homenagem, é uma coisa abominável”, afirmou Margaret Tyler.

“Eu duvido muito que a rainha já tenha provado um kebab na vida, e duvido ainda mais que ainda venha a comer um. Ninguém deveria ter o direito de usar Sua Majestade como ferramenta de marketing”, concluiu.

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