Topo

Tabloide

Em Taiwan, panda é acusada de fingir gravidez para conseguir comida melhor

Tyrone Siu/Reuters
Imagem: Tyrone Siu/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 20h04

Tratadores do zoo de Taipé, em Taiwan, estavam empolgados. Uma panda fêmea gigante chamada Yuan Yuan exibia sinais de gravidez --algo raro entre pandas criados em cativeiro.

Os sintomas eram perda de apetite e o aumento do útero. A concentração do hormônio progesterona no animal também estava aumentando.

Apesar dos sinais promissores, a gravidez do panda era um alarme falso.

De acordo com o jornal "China's Southern Metropolis Daily", um ultrassom mostrou que Yuan Yuan, que foi inseminada artificialmente no começo do ano, não estava grávida. Agora, a pobre panda está sendo acusada de fingir a gravidez para conseguir benefícios de seus tratadores.

As pandas grávidas são normalmente tratadas como rainhas. Ainda segundo o jornal, as grávidas ficam em quartos com "ar condicionado" e recebem mais pães, frutas e bambus.

Os experts em pandas têm especulado que o animal pode ter fingido a gravidez para conseguir esses benefícios.

Outro caso

No ano passado, outra panda chamada Ai Hin foi acusada de tentar usar do mesmo truque. "Alguns pandas espertos têm usado isso para tirar vantagem e melhorar a qualidade de vida", disse, à época, em entrevista à CNN, Wu Kongju, um especialista do centro de pesquisa Chengdu, onde o animal morava.

Mas há controvérsias. Zhang Heming, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes da China disse ao "Guardian" ano passado que uma pseudo-gravidez é bastante comum no mundo dos pandas. Ele atribuiu o comportamento dos pandas para "mais uma questão hormonal do que um artifício deliberado."

"Este fenômeno ocorre em 10 a 20% dos pandas", disse. "Depois que a panda mãe é inseminada, se a sua saúde não está tão boa, a gravidez termina, mas ela ainda vai se comportar como se estivesse grávida."

De acordo com um relatório da LiveScience de 2010, os cientistas "não sabem por que pseudo-gravidezes acontecem, ou se elas se desenvolvem para um propósito evolutivo."

Enquanto isso, os pobres pandas continuam a ser acusados de se aproveitar da situação... (Com Huffington Post)

Tabloide