Interventores federais fazem inspeção no Bope
O general Mauro Sinott, chefe do GIF (Gabinete de Intervenção Federal), e sua equipe realizam na manhã desta quarta-feira (21) uma inspeção no Bope (Batalhão de Operações Especiais), a unidade de elite da Polícia Militar do Rio.
Ação faz parte de um esforço por parte dos interventores para se inteirarem de como operam e quais são as necessidades e dificuldades das unidades policiais cariocas.
Segundo membros do GIF, a ideia é usar as informações obtidas para reestruturar e melhorar o desempenho dos órgãos policiais.
Veja também:
- Forças Armadas fazem bloqueios em rodovias do estado do Rio
- Polícia e interventores apostam em sigilo para tentar elucidar morte de Marielle
Está é a segunda inspeção desse tipo que ocorre durante a intervenção. A primeira ocorreu na quarta-feira da semana passada no 14 Batalhão de Polícia Militar de Bangu.
A unidade é a responsável pelo policiamento na favela da Vila Kennedy, que está sendo usada como experiência piloto para as ações ostensivas das forças de segurança durante a intervenção.
No passado a unidade havia sido alvo de investigações sobre policiais supostamente envolvidos com corrupção.
Dias depois da inspeção, Sinott anunciou querer que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Kennedy seja dissolvida e que seus efetivos passem por treinamento e depois reforcem o efetivo do 14º Batalhão da PM.
Segundo ele, as UPPs serão todas analisadas e as que não tiverem desempenho adequado serão desativadas para liberar mais policiais para batalhões da PM.
O GIF afirmou que as inspeções em unidades da polícia ocorrerão semanalmente a partir de agora.
O órgão não informou o motivo do Bope ter sido escolhido nem disse como a unidade será inserida na estratégia de intervenção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.