Topo

Tabloide

Cidade mineira fabrica queijão de 1.600 quilos e bate recorde

Rayder Bragon

Do UOL Tabloide, em Belo Horizonte

29/07/2013 06h00

Não satisfeita com um queijinho de 1.480 quilos feito no ano passado, a cidade de Ipanema (370 km de Belo Horizonte) se superou e, segundo a administração local, foi produzida uma peça de 1.600 quilos, que foi servida neste sábado (27) com pedaços de doce de leite às pessoas que participaram da 4ª Festa do Queijo de Ipanema, na Praça Coronel Calhau.

Alguns incautos, ao ouvirem a frase tipicamente mineira: “aceita um queijo com doce de leite”, assustaram-se com o tamanho do "queijão", que precisou de uma faca especial para ser fatiado.

Os produtores revelaram ao editor do UOL Tabloide - obrigado a deixar o regime de lado para experimentar a combinação queijo/doce de leite - que foram utilizados quinze mil litros de leite na fabricação do “maior queijo do mundo”. Para o doce de leite, foram reservados mais 900 litros de leite.

O queijão começou a ser produzido na quarta-feira (17), na Cooperativa Agropecuária de Ipanema, e ficou em processo de maturação no local.

Antes de serem exibidos às pessoas durante desfile em carro aberto, feito a partir das 16h no dia da festa, a prefeitura disse que o queijão e o doce de leite foram aferidos pela “RankBrasil”, empresa que atua na aferição de recordes nacionais e que, segundo a prefeitura, havia conferido à cidade o título de fabricante do maior queijo minas padrão do Brasil, no ano passado.

Mais queijo

Se depois de provar da iguaria, o participante não se der por satisfeito, ainda haverá o “Festival Gastronômico do Queijo”. Bares e restaurantes da cidade vão produzir e vender pratos tendo como ingrediente principal o queijo.

Antes de ir embora, ainda há a opção de saborear um sorvete de queijo, ou um brigadeiro com queijo na sobremesa.

Tabloide