Com fim de chuva forte, São Paulo tem 28 km de filas e 77 semáforos com problemas
A chuva que atinge São Paulo desde a madrugada desta segunda-feira (12) prejudica o trânsito e faz com que a cidade registre longas filas. Depois de ultrapassar os 200 quilômetros de congestionamento pela manhã, às 17h a capital paulista registrou uma significativa diminuição do trânsito, passando a registrar 28 quilômetros de congestionamento, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Até as 15h15, a cidade tinha também um total de 77 semáforos com problemas, sendo que 32 estão apagados e 45 estão em amarelo intermitente.
Há, ainda, quatro árvores caídas: na rua das Flechas; na rua Princesa Isabel; na rua Dr. Cândido Espinheira e na rua Belmiro Braga.
Mais cedo, às 10h, a CET registrou o segundo maior congestionamento do ano no período da manhã: 245 quilômetros. No ano, a maior lentidão pela manhã foi registrada às 10h do dia 23 de maio, quando as filas somavam 249 quilômetros.
Às 17h, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registrava dois pontos de alagamento na cidade, todos transitáveis. Um ponto se localiza no centro da cidade, na rua João Jacinto, próximo a rua São Caetano, na Sé e o outro no Butantã (zona oeste), na avenida Valdemar Ferreira.
Por causa da chuva, a Defesa Civil colocou mais cedo as zonas norte, leste, oeste e central da capital em estado de atenção. Na tarde desta segunda, a Defesa Civil informou que a região do Campo Limpo, na zona sul, está em estado de alerta para deslizamentos. A informação tem como base a previsão meteorológica do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Voos
O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, chegou a ficar fechado na manhã desta segunda-feira, das 7h23 às 7h48. Depois de reaberto para pousos e decolagens, o terminal passou a operar por instrumentos e assim permanecia até as 17h.
De acordo com a Infraero, 79 dos 168 voos previstos até as 17h estavam atrasados (47% do total), e outros 24 voos (14,3% do total) haviam sido cancelados em Congonhas.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos não chegou a fechar, mas operou por instrumentos das 9h às 13h, segundo a Infraero. Por lá, 25 dos 178 voos previstos até as 17h estavam atrasados (14% do total), e outros 14 voos (7,9% do total) haviam sido cancelados.
Previsão do tempo
Uma frente fria que avançou da região Sul para o Sudeste chegou até a capital, o que fez com que os paulistanos começassem a semana com muita chuva --na zona sul da cidade, o acumulado em algumas horas já chega a 80 mm, o que representa mais da metade da média para o mês em São Paulo.
A chuva mais forte caiu pela manhã, mas há previsão de pancadas ao longo desta segunda-feira. A máxima hoje não deve passar dos 26°C.
De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a terça-feira (13) será fria em São Paulo, os termômetros não devem passar dos 22ºC, o dia ficará fechado e chuvoso, com possibilidades de transtornos. Na quarta-feira (14), a chuva dá uma trégua e o tempo seco volta a predominar, porém o friozinho ainda continua.
(Com Jornal do Tempo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.