Topo

Tabloide

Natalina e Natalino são nomes mais comuns entre quem nasce em 25/12, aponta pesquisa

Do UOL, em São Paulo

18/12/2013 06h00

Nascer em 25 de dezembro pode ser legal. Ou não. Já que todo mundo só está pensando no peru, nos presentes e no Papai Noel. A proScore, Bureau de Informação e Análise de Crédito, realizou um levantamento junto ao seu banco de dados, que possui 180 milhões de CPFs de todo o Brasil, e apurou os nomes relacionados ao Natal mais comuns entre as pessoas nascidas na data.

O primeiro nome da lista é Natalina, com 11.005 ocorrências; em segundo vem  Natalino, com 9.583 nomes. O nome Natal aparece em quarto lugar com 5.493 pessoas nascidas em 25 de dezembro. E, por incrível que pareça, a homenagem ao aniversariante mais ilustre da data ocupa o oitavo lugar, Jesus aparece em 1.148 nomes documentos. Noel está no 10° lugar com 286 nomes.

E como o pessoal é criativo, tem de tudo nesta lista. Nomes como Claus e Nicolas, que vêm de Santa Claus e São Nicolau, fazem alusão ao Papai Noel e também estão na lista. Estela e suas diferentes grafias fazem referência à estrela que anunciou o nascimento de Jesus. Na lista também constam Gaspar e Melchior, dois dos três Reis Magos, e Angélica e Angela, que fazem alusão aos anjos presentes no nascimento de Jesus.

Outro nome é Carolina, bastante comum no Brasil, e que pode fazer referência a "Christmas Carol", que em inglês significa "canção de Natal”.

“Todos os nomes têm uma explicação histórica, mas não é possível ter certeza se todos os pais aos escolherem nomes relativos ao Natal para os filhos nascidos em 25 dezembro levaram em consideração o fator histórico, principalmente os nomes que não lembram facilmente a data”, diz Mellissa Penteado, CEO da proScore. Às vezes, não!

Tabloide