Topo

Tabloide

Cidade mineira vira a meca dos 'superqueijos' com peça de 1,7 tonelada

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2014 20h50

A cidade de Ipanema (a 370 km de Belo Horizonte) se torna, uma vez por ano, a meca dos aficionados por quantidades generosas de queijo. Na localidade, a intenção durante a “Festa do Queijo de Ipanema” é assombrar o mundo com um queijo de números superlativos.

A “montanha” deste ano pesou 1.770 quilos e bateu novamente o recorde nacional da manufatura do produto, segundo a administração local.

O município vem a cada ano se superando na fabricação de megaqueijos e detém, segundo a prefeitura local, o recorde da fabricação do maior queijo minas padrão do Brasil. Em 2013, apresentou um superqueijo de 1.600 quilos.

O colosso lácteo desta temporada começou a ser feito no dia 19 do mês passado na Cooperativa Agropecuária de Ipanema.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, após ter ficado pronto, o “parrudo” permaneceu guardado em uma câmara fria à espera do momento de ser levado em carro aberto e exibido aos ansiosos participantes da 5ª Festa do Queijo de Ipanema, na Praça Coronel Calhau, neste sábado (2).

Como ocorre em todos os festejos leiteiros anuais da cidade, após pesagem aferida por um auditor da “RankBrasil”, empresa especializada em atestar recordes nacionais, o produto foi fatiado e distribuído entre os cerca de 10 mil moradores e participantes do evento.

E, para acompanhar o queijo, claro que não podia faltar um doce de leite de 507 quilinhos.

Litros e mais litros de leite

Neste ano, foram utilizados 15 mil litros e meio de leite (o editor do UOL Tabloide ficou  curioso por conta do meio litro a mais), e a intenção dos idealizadores da façanha era a de bater o recorde nacional da manufatura do maior queijo minas padrão do Brasil (ufa). Segundo a prefeitura, a RankBrasil conferiu novamente à cidade o título de fabricante do maior queijo do país.

Como se não bastasse a overdose no paladar proporcionada pelo queijão, a festa conta ainda com a “Feira da Culinária do Queijo”, que apresenta uma variedade de produtos contendo na receita a estrela da festa: o queijo.  Abaixo, o cardápio ofertado:

- tortinha de queijo
- minipizza de queijo
- pastel assado de queijo
- canjiquinha com queijo
- broa de queijo
- espetinhos de queijo
- “fogazza” de queijo
- medalhão com queijo
- mandioquinha com queijo
- macarrão na chapa com queijo
- quibe recheado com queijo
- empadão com queijo
- empadinha de queijo
- pão de batata e o famoso pão de queijo

Tabloide