Topo

Tabloide

Cãozinho ganha trono para tratar anomalia congênita que dificulta digestão

Ele não é simplesmente majestoso em seu trono? <3 - Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital
Ele não é simplesmente majestoso em seu trono? <3 Imagem: Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital

Do UOL, em São Paulo

05/09/2016 13h16

Elijah, ou Eli, é um filhote de pastor alemão que mora em Idaho (EUA). Ele estava sofrendo de uma grave desnutrição, mas graças a alguns veterinários criativos, agora leva uma vida de rei. Literalmente. Inclusive com um trono.

A gente explica.

Quando nasceu, Eli tinha a metade do tamanho dos outros cães de sua ninhada e não conseguia digerir o alimento que comia. Seus criadores não puderam cuidar dele, e então ele foi adotado por uma clínica veterinária, de acordo com reportagem da emissora WREG News Channel 3.

Alguns exames de raio-X mostraram que o esôfago do cãozinho estava com 'defeito' por causa de uma "anomalia do anel vascular", um problema congênito.

Trono de Eli - Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital - Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital
Imagem: Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital

"A primeira parte do esôfago se distendeu e desenvolveu o que chamamos de megaesôfago", disse o Wayne Loertscher, veterinário e proprietário da clínica onde vive Eli.

De acordo com Loertscher, isso significa que o esôfago fica praticamente inútil. Ele não estava fazendo seu trabalho e Eli não conseguia digerir os alimentos.

O cachorro passou por três cirurgias com pouca ou nenhuma melhora. E aí os veterinários tiveram a ideia de construir um trono para o bichinho, adaptado ao seu tamanho.

A cadeira permite que ele fique na posição vertical enquanto come, o que alivia o trabalho de seu esôfago. "A gravidade puxa a comida para o estômago", explicou Amberson.

Trono de Eli 2 - Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital - Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital
Imagem: Reprodução/Facebook/Ada Animal Hospital

Desde então, Eli ganhou 13 kg em apenas três semanas. Ele come em qualquer lugar de cinco a sete vezes por dia, e fica 15 minutos lá para permitir a digestão.

Claro que no começo Eli não era um fã de seu trono, mas agora acostumou-se, tanto que até dorme na cadeirinha.

Eli terá que comer alimentos macios para sempre. Mas, graças a Amberson e Loertscher, Eli deve ter uma vida bem normal.

Tabloide