Topo

EUA confirmam que estão armando curdos contra jihadistas

Do UOL, em São paulo

11/08/2014 10h11

Os EUA confirmaram nesta segunda-feira (11) que começaram a fornecer armas e munição a forças curdas iraquianas para que combatam no terreno os militantes do Estado Islâmico, movimento radical sunita.

"Estamos trabalhando com o governo do Iraque para fornecer cada vez mais e mais rapidamente as armas necessárias para os curdos", disse a porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf à rede de TV CNN.

A porta-voz afirmou que isso tem sido feito desde a semana passada,  mas não informou que agência americana está coordenando o esforço e nem que tipo de armas está sendo enviado.

Mapa do Iraque com as cidades sob poder ou ameaça de insurgentes do EIIL - Arte/UOL - Arte/UOL
Cidades iraquianas sob poder ou ameaça de insurgentes
Imagem: Arte/UOL

Os militantes do EI, um grupo radical sunita que pretende criar um califado na região, avançaram sobre grande parte do norte do Iraque, incluindo a cidade de Mosul (a segunda maior do país) e áreas do Curdistão iraquiano. Eles agora rumam à capital, Bagdá.

Na última quinta-feira (7), o presidente Barack Obama autorizou  bombardeios aéreos no Iraque em áreas tomadas pelo EI para "proteger norte-americanos" e impedir mortes de civis no país.

Na ocasião, Obama frisou que uma operação por terra estava descartada, para evitar que "vidas de soldados sejam perdidas". (Com agências internacionais)