EUA confirmam que estão armando curdos contra jihadistas
Os EUA confirmaram nesta segunda-feira (11) que começaram a fornecer armas e munição a forças curdas iraquianas para que combatam no terreno os militantes do Estado Islâmico, movimento radical sunita.
"Estamos trabalhando com o governo do Iraque para fornecer cada vez mais e mais rapidamente as armas necessárias para os curdos", disse a porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf à rede de TV CNN.
A porta-voz afirmou que isso tem sido feito desde a semana passada, mas não informou que agência americana está coordenando o esforço e nem que tipo de armas está sendo enviado.
Os militantes do EI, um grupo radical sunita que pretende criar um califado na região, avançaram sobre grande parte do norte do Iraque, incluindo a cidade de Mosul (a segunda maior do país) e áreas do Curdistão iraquiano. Eles agora rumam à capital, Bagdá.
Na última quinta-feira (7), o presidente Barack Obama autorizou bombardeios aéreos no Iraque em áreas tomadas pelo EI para "proteger norte-americanos" e impedir mortes de civis no país.
Na ocasião, Obama frisou que uma operação por terra estava descartada, para evitar que "vidas de soldados sejam perdidas". (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.