Topo

Tabloide

Lá na China, loja permite que clientes tirem um cochilo nas camas à venda

Duas mulheres tiram uma soneca em um sofá que está à venda na Ikea, em Pequim - Gilles Sabrie/The New York Times
Duas mulheres tiram uma soneca em um sofá que está à venda na Ikea, em Pequim Imagem: Gilles Sabrie/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

29/08/2016 09h54

Ao passear por dezenas de mesas, camas, armários de cozinha e pratos de sobremesa você fica muito cansado, certamente. Mas nas lojas da Ikea, na China, uma grande rede sueca de lojas de móveis e decoração, você pode ficar à vontade para deitar sobre um edredom fofinho ou em uma cama daquelas de novela que esteja em exposição.

Nas 21 lojas da Ikea em toda a China, os clientes (e aqueles que simplesmente estiverem à procura de um lugar climatizado para descansar) não têm dúvidas sobre sentir-se confortável nos móveis à venda. A multidão ou um estranho já dormindo na mesma cama não é impedimento para os chineses tirarem uma boa soneca.

Mulher dorme em cama em exposição - Gilles Sabrie/The New York Times - Gilles Sabrie/The New York Times
Imagem: Gilles Sabrie/The New York Times
A capacidade chinesa de dormir onde quer que seja é um passatempo nacional. Os cidadãos podem ser encontrados cochilando, às vezes em contorções bizarras, em supermercados, em parques, na garupa de de motos, sob veículos estacionados e em camas que estejam em exibição na Ikea.

Enquanto cochilar é proibido nas lojas da Ikea ao redor do mundo, a varejista sueca há muito tempo permite que os clientes chineses cochilem.

No ano passado, a mídia estatal chinesa informou que a empresa estava planejando reprimir o "comportamento rude" de alguns dorminhocos que tinham tirado os sapatos ou se aconchegado embaixo das cobertas. Mas isso não foi pra frente, talvez porque a loja acredite que uma nação de 1 bilhão de consumidores que dorme em suas lojas um dia vai decidir levar essas móveis para casa. (Com NYT)

Homem dorme em cama em exposição em loja de móveis na China - Gilles Sabrie/The New York Times - Gilles Sabrie/The New York Times
Imagem: Gilles Sabrie/The New York Times
Homem tira um cochilo em um sofá à venda na Ikea - Gilles Sabrie/The New York Times - Gilles Sabrie/The New York Times
Imagem: Gilles Sabrie/The New York Times

Tabloide