Topo

Operação Lava Jato

Esse conteúdo é antigo

Dario Messer, o 'doleiro dos doleiros', devolverá R$ 1 bilhão após delação

Dario Messer, o "doleiro dos doleiros", se comprometeu a devolver cerca de 1 bilhão de reais aos cofres públicos - Reprodução
Dario Messer, o 'doleiro dos doleiros', se comprometeu a devolver cerca de 1 bilhão de reais aos cofres públicos Imagem: Reprodução

12/08/2020 21h11

A Justiça Federal do Rio de Janeiro homologou hoje o acordo de delação premiada do doleiro Dario Messer, com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, em que ele se comprometeu a devolver cerca de 1 bilhão de reais aos cofres públicos, informou o MPF.

Conhecido como "doleiro dos doleiros", Messer é réu de processos da operação Lava Jato do Rio por esquemas nacionais e transnacionais de lavagem de dinheiro e outros crimes.

O doleiro esteve envolvido na ação que resultou em ordem de prisão da Lava Jato fluminense no ano passado contra o ex-presidente paraguaio Horacio Cartes. Investigações apontaram que Cartes teria ajudado Messer a se manter foragido no Paraguai antes de o doleiro ser preso em julho do ano passado.

Pelo acordo anunciado, o colaborador deverá cumprir pena de até 18 anos e 9 meses de prisão, com progressão de regime prevista em lei —inicialmente em regime fechado— apesar da devolução de 1 bilhão de reais.

Operação Lava Jato