Topo

Caso Marielle

Assessor de Marielle detalha briga com Carlos; Polícia do Rio busca imagens

18.mar.2019 - O  vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) - Dida Sampaio / AE
18.mar.2019 - O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) Imagem: Dida Sampaio / AE

Herculano Barreto Filho

Do UOL, no Rio

31/10/2019 08h43Atualizada em 31/10/2019 16h25

Resumo da notícia

  • UOL revelou bate-boca entre Carlos Bolsonaro e assessor de Marielle
  • Em entrevista exclusiva, assessor relembra detalhes do episódio
  • Carlos relatou caso às autoridades, que buscam imagens da discussão

A Polícia Civil quer recuperar as imagens do bate-boca entre um assessor da vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), no corredor do nono andar da Câmara Municipal do Rio. Os agentes da DH da Capital (Delegacia de Homicídios do Rio) estão em busca de novos detalhes sobre o episódio, que ocorreu na tarde de 3 de maio de 2017.

Ontem, o UOL noticiou que o vereador e filho do presidente Jair Bolsonaro havia relatado o episódio às autoridades.

O assessor envolvido na discussão prestou depoimento pela segunda vez no começo do mês. Ele já havia dado a sua versão após o assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, mortos a tiros na noite de 14 de março de 2018.

Pelo menos outras cinco pessoas que trabalhavam no gabinete de Marielle também foram intimadas. Procurada, a Polícia Civil informou que não comenta o Caso Marielle, que corre sob sigilo.

Entrevistado pelo UOL sob a condição de não ter seu nome divulgado, o assessor relembrou o caso. Ele contou que estava apresentando a Câmara a dois amigos, uma jovem do México e um rapaz de São Paulo. Ao sair do gabinete de Marielle, ele apontou para o corredor, onde fica o gabinete do filho do presidente Jair Bolsonaro, e comentou que o vereador fazia parte de uma família conservadora da política brasileira que beirava o fascismo.

Ele não teria percebido que Carlos estava no corredor, de costas, falando pelo celular. Segundo o assessor, Carlos ouviu a conversa e veio na sua direção, exaltado, para tirar satisfações.

"Ele perguntou: 'O que você falou?'. Eu disse que apenas estava apresentando o contexto político local para duas pessoas que não eram do Rio. Aí, ele gritou: 'Mas você me chamou de fascista'. Eu pedi desculpas e disse que só estava apresentando a minha visão. Disse que não foi com a intenção de provocar", contou.

Bolsonaro nega envolvimento em caso Marielle e ataca Globo e Witzel

UOL Notícias

Marielle pediu trégua para acabar com a discussão

Carlos Bolsonaro teria entrado no seu gabinete. E, em seguida, voltado para o corredor, acompanhado por assessores. Ao ouvir os gritos, Marielle também saiu, com pessoas que trabalhavam em seu gabinete. Segundo o assessor envolvido na discussão, ela se aproximou para perguntar o que estava acontecendo.

"Esse moleque está me ofendendo. Ele me chamou de fascista", respondeu Carlos, segundo a versão apresentada pelo assessor.

"Aí, a Marielle perguntou: 'Mas vocês não nos chamam de um monte de coisa?'. Talvez tenha sido o único momento em que ela foi mais incisiva", lembrou o assessor. De acordo com uma outra assessora, Marielle teria dito: "Mas a gente também não gosta quando vocês nos chamam de esquerdopatas".

Marielle teria falado sobre uma espécie de pacto de paz que havia no corredor onde pessoas com visões políticas opostas transitavam com frequência. "Vamos deixar as nossas diferenças políticas para o plenário", propôs a vereadora, ainda segundo o assessor. Carlos Bolsonaro, então, teria se acalmado, dando fim à discussão.

Deputada Mônica Francisco (PSOL-RJ) - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
30.out.2019 - Deputada Mônica Francisco (PSOL-RJ) relembra de bate-boca envolvendo Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e assessor de Marielle
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

"Pesadelo sem fim"

O caso, revelado ontem de manhã pelo UOL, repercutiu entre os ex-assessores. Parte dessas testemunhas hoje trabalha no gabinete da deputada estadual Mônica Francisco (PSOL-RJ), que era assessora de Marielle na época. "Naquele dia, eu não estava no gabinete. Quando cheguei, os assessores falaram que teve a confusão", relembrou.

Em seguida, comentou sobre o que entende ser mais um episódio de ódio envolvendo a família do presidente. "Quando foi eleito, o Bolsonaro falou que ia varrer o PSOL e o PT. Ele fala em 'ameaça vermelha'. Pode ser uma grande coincidência. Mas essa relação mais próxima dos investigados pelo assassinato com a família Bolsonaro gera um incômodo".

Reportagem do Jornal Nacional desta terça-feira afirmou que o porteiro do condomínio onde mora o presidente teria ligado para a casa de Bolsonaro para pedir autorização e deixar entrar no local Élcio Queiroz, preso acusado de participar do duplo assassinato de Marielle e seu motorista. O Ministério Público estadual e o próprio delegado de Élcio contrariaram a reportagem da TV Globo.

A entrevista do UOL com a deputada foi acompanhada por uma assessora que presenciou o bate-boca envolvendo Carlos Bolsonaro e um dos assessores de Marielle. Em meio à conversa, ela colocou os óculos na mesa, respirou forte e desabafou: "Parece que a gente vive um pesadelo sem fim. A impressão é que a gente vai acordar disso tudo e a Marielle vai voltar".

30.out.2019 - Bate-boca entre Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e ex-assessor de Marielle ocorreu no corredor do nono andar da Câmara Municipal - Herculano/UOL - Herculano/UOL
30.out.2019 - Bate-boca entre Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e ex-assessor de Marielle ocorreu no corredor do nono andar da Câmara Municipal
Imagem: Herculano/UOL

Carlos não fala com a imprensa

A reportagem foi ao gabinete de Carlos Bolsonaro para que ele contasse a sua versão sobre o bate-boca. Mas não passou da porta. "Ele não fala com a imprensa. Ele leva muita porrada", disse um assessor. "Pode tentar falar com ele no corredor. Mas chega devagar", orientou. Em seguida, abriu a porta do gabinete e continuou: "Tem dois seguranças aqui", disse, apontando para dois homens de terno sentados na entrada.

De acordo com um assessor que trabalha no nono andar da Câmara Municipal, a presença de seguranças na porta do gabinete indicam que Carlos Bolsonaro está na Casa. "A segurança foi reforçada porque ele é filho do presidente. Um segurança o acompanha até quando ele vai ao banheiro".

Caso Marielle