Topo

Operação Lava Jato

Justiça divulga o nome de 5 magistrados que disputam a vaga de Moro; veja

Do UOL, em São Paulo

22/01/2019 14h46

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) divulgou nesta terça-feira (22) os nomes de cinco juízes com mais chances de assumir a vaga deixada pelo ex-juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde estão concentrados os processos da Operação Lava Jato. 

O critério adotado na seleção é a antiguidade na magistratura. Segundo o tribunal, 25 juízes se inscreveram, mas apenas os cinco mais antigos tiveram os nomes revelados. São eles:

  1. Luiz Antonio Bonat;
  2. Julio Guilherme Berezoski Schattschneider;
  3. Friedmann Anderson Wendpap;
  4. Antonio Cesar Bochenek;
  5. Marcos Josegrei da Silva;

Os selecionados têm até quinta-feira (24) para desistir da vaga do processo.

Por ser o mais antigo da lista, Luiz Antonio Bonat deve ser o novo juiz da 13ª Vara. Ele é magistrado desde 1994 e atua na 21ª Vara Federal de Curitiba, na área previdenciária. 

O nome de Bonat ainda será julgado e homologado por toda corte do TRF-4 a partir de sexta-feira (25) e, em caso de rejeição de seu nome, a vaga passaria ao segundo mais antigo, no caso, o juiz Julio Guilherme Berezoski. O resultado ainda não tem data definida para ser anunciado.

Atualmente, os julgamentos dos processos da Lava Jato estão sendo conduzidos por Gabriela Hardt, juíza substituta. Moro deixou o posto após ser convidado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no final do ano passado.

O novo juiz da 13ª Vara ficará responsável, por exemplo, pelas sentenças dos casos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o sítio em Atibaia.

Operação Lava Jato