Topo

Operação Lava Jato

Lula não fala à PF e alega não ter acesso a investigações

Vinícius Konchinski

Colaboração para o UOL, em Curitiba

05/04/2019 12h16

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não falou hoje no depoimento marcado pela PF (Polícia Federal). Por orientação de sua defesa, que alega não ter tido acesso aos documentos relativos à investigação contra o ex-presidente, Lula permaneceu calado enquanto foi questionado na Superintendência da PF em Curitiba.

"A defesa não teve acesso aos autos do inquérito e pediu para que o depoimento seja realizado depois do acesso à íntegra dos documentos. Ninguém é obrigado a depor sobre documentos ocultos", afirmou o advogado Cristiano Zanin, que esteve com o ex-presidente na PF nesta manhã.

A PF em Curitiba informou que a defesa de Lula tem amplo acesso aos documentos dos inquéritos.

O órgão disse ainda que Lula foi levado a sala de depoimentos por volta das 9h, conforme previamente marcado. Segundo a PF, Lula permaneceu em silêncio até perto das 11h.

O ex-presidente foi convocado a prestar depoimento ao delegado da PF Filipe Pace. Ele é investigado em dois inquéritos que apuram suspeitas de corrupção.

Um deles investiga o pagamento de propinas pela Odebrecht em contratos ligados à construção de navios-sonda pela Sete-Brasil. O outro investiga suspeitas de formação de um cartel de construtoras para a obra da usina hidrelétrica de Belo Monte.

O próprio Lula já declarou várias vezes que nunca cometeu crimes. Já disse também que vai provar sua inocência em todos os processos contra ele. "O próprio Lula é o maior interessado em esclarecer a verdade dos fatos", disse Zanin nesta sexta-feira.

O depoimento de Lula havia sido inicialmente marcado para o último dia 22. Um dia antes, contudo, ele foi suspenso pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin a pedido dos advogados de defesa do ex-presidente.

Naquela ocasião, os advogados já alegaram que não haviam tido acesso a documentos relacionados à investigação. Isso poderia prejudicar a defesa do ex-presidente.

Antes do adiamento, a expectativa era que Lula prestasse depoimento em quatro inquéritos. Os dois nos quais prestou depoimento nesta sexta, mais um sobre suspeitas envolvendo a construtora Schahin e outro sobre suspeitas de corrupção em contratos de exploração de petróleo na África.

Um ano de prisão

Lula completa um ano preso no domingo (7). O ex-presidente foi levado à carceragem da Superintendência da PF em Curitiba após ter sido condenado, em segunda instância, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o apartamento tríplex no Guarujá. Lula alega ser inocente e apresentou recurso contra a decisão.

Desde então, ele segue preso em Curitiba. Em fevereiro, foi condenado pela segunda vez. Desta vez, a Justiça Federal entendeu que é culpado por crimes de corrupção ligados ao sítio de Atibaia. O ex-presidente ainda recorre da sentença pois diz não ter cometido crimes.

Por conta da data, militantes e apoiadores do ex-presidente estão em Curitiba para uma série de manifestações. Estão previstas uma caminhada, uma apresentação musical e um ato inter-religioso.

Outros atos também estão programados para outras cidades do país.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na matéria, Lula é ex-presidente. A informação foi corrigida.

Operação Lava Jato