STJ liberta Sérgio Côrtes, ex-secretário de Cabral preso na Lava Jato no RJ
Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio durante a gestão Sérgio Cabral e um dos principais alvos da Força-Tarefa da Lava Jato no Rio, deixou a prisão hoje à noite.
Ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus, em decisão votada por unanimidade pela sexta turma.
Côrtes estava preso no presídio de Bangu 8, que recebe presos da Lava Jato no Rio. Os ministros Nefi Cordeiro, Laurita Vaz e Sebastião Reis Júnior acompanharam o voto do relator Rogerio Schietti Cruz durante sessão realizada ontem. O ministro Antonio Saldanha Palheiro se declarou impedido.
Esta é a segunda vez que Côrtes recebe liberação por decisões de tribunais superiores. O ex-secretário foi preso pela primeira vez em abril de 2017, na Operação Fatura Exposta - fase da Lava Jato do Rio que investigou um esquema de corrupção no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que foi comandado por ele.
O ex-secretário de Cabral foi solto em fevereiro de 2018 por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas voltou para a cadeia em agosto, na Operação SOS, também realizada pela Força-Tarefa da Lava Jato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.