Topo

Com quase 37ºC, Rio de Janeiro tem dia mais quente do inverno

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2013 19h44

O Rio de Janeiro teve, nesta sexta-feira (23), o dia mais quente do inverno deste ano, com temperaturas que alcançaram quase 37 graus Celsius (°C), segundo o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura. O recorde de 36,8ºC foi registrado às 14h45 na estação de Guaratiba, na zona oeste.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também registrou hoje a temperatura mais alta da estação na capital fluminense: 35,3ºC, ligeiramente menor do que a verificada pelo órgão municipal. O índice foi apontado pelos termômetros da estação da Vila Militar, também na zona oeste, por volta das 15h.

As temperaturas máximas do inverno de 2013 até hoje haviam sido 34,5°C, segundo medições do Alerta Rio, e 34,1°C, segundo os dados do Inmet. A estação começou no dia 21 de junho e termina no próximo dia 22 de setembro, dando início à primavera.

Já a maior temperatura do ano, segundo o Alerta Rio, foi 40,7ºC, registrada no dia 18 de fevereiro, na estação de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo as medições do sistema da prefeitura, a máxima já registrada em um inverno nos últimos dez anos foi no mesmo local, no dia 11 de setembro de 2008, com impressionantes 44,2°C.

Ainda de acordo com o Alerta Rio, o tempo estável desta sexta-feira ocorreu devido à presença de uma massa de ar quente e seco sobre o Estado. Houve predomínio de céu claro e umidade relativa do ar baixa. Durante o dia, houve baixa variação térmica, conforme as medições do Inmet. Na Vila Militar, por exemplo, onde se registrou a temperatura mais alta do dia, a mínima foi de 25,6°C.

Para este sábado (23), as previsões tanto do sistema municipal quanto do nacional são de tempo nublado com períodos de parcialmente nublado. O Inmet prevê mímima de 17°C e máxima de 30°C.