Topo

'Princesa rebelde' de Mônaco recebe elefantes que seriam sacrificados na França

11/07/2013 14h26

Os dois elefantes que estavam ameaçados de eutanásia na França partirão nesta quinta-feira (11) do zoológico da cidade de Lyon, no leste do país, para uma propriedade da família real de Mônaco, indicam diversas fontes.

A princesa Stephanie de Mônaco ofereceu em abril receber Baby e Nepal, os dois elefantes que seriam sacrificados na França devido à suspeita de que tinham tuberculose.

A filha do príncipe Rainier e de Grace Kelly, que foi atriz e artista de circo, disse que os receberia na propriedade da família Grimaldi em Roc Angel, perto da fronteira com a França.

A chamada "princesa rebelde" disse que ela mesma irá cuidar dos dois animais.

Os elefantes, que foram propriedade do circo Pinder, deixarão o zoológico do Parque da Tête d'Or em contêineres especiais, indicou Claire-Cécile David, porta-voz da prefeitura de Lyon.

Risco de contaminação

Os problemas de Baby e Nepal - de 42 anos e 43 anos, respectivamente - começaram em agosto de 2012, quando sua vizinha no zoológico, Java, de 67 anos, morreu.

Java era a elefanta mais velha em cativeiro na Europa e os testes feitos após sua morte mostraram que ela sofria de tuberculose.

Exames de sangue anteriores, realizados em setembro de 2010, concluíram que  Baby e Nepal estiveram expostos a esta doença, razão pela qual os responsáveis do zoológico decidiram afastá-los do público devido ao risco de contaminação.

Após um longo procedimento judicial e de um tenso debate nos meios de comunicação, os dois animais escaparam da morte.

A musa do cinema francês Brigitte Bardot havia, inclusive, ameaçado renunciar à nacionalidade francesa se os dois elefantes fossem sacrificados.