Topo

Ameaçada de extinção, baleia-cinzenta acha refúgio na costa do México

Claudia Munaiz

Em Guerrero Negro (México)

25/03/2013 10h16

A baleia-cinzenta encontrou um lugar seguro para se reproduzir no litoral do México, onde estão sendo realizados projetos para que a espécie se livre do risco de extinção.

Graças a isso, o número de baleias-cinzentas aumenta a cada ano no litoral do Estado da Baixa Califórnia do Sul, já que, nesta época, os cetáceos se deslocam até as temperadas e pouco profundas águas mexicanas para encontrar seu par e dar à luz às crias.

A diretora da Reserva da Biosfera de El Vizcaíno, administrada pela Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas, Irma González, explicou que nas lagoas dessa região chegaram a ser contadas 1.321 baleias - sendo 729 adultas e 592 filhotes. Esses números estão bem longe dos 62 animais adultos que foram vistos em 2009 e dos 20, em 2010.

Contemplar essas baleias, que podem medir entre 9 e 15 metros de comprimento e pesar até 35 toneladas, é uma atividade frequente para os turistas que chegam à Península da Baixa Califórnia nesta época. Com a chegada do inverno, a imponente baleia-cinzenta começa uma peregrinação ainda nos distantes mares asiáticos de Bering e Chukchi.

"As baleias que se reúnem aqui chegam um ano depois para ter seus filhos. Ficam três meses, por todo o inverno, e ensinam os filhotes a sobreviver para a travessia que farão em direção ao mar de Bering", acrescentou González.

As baleias se dirigem rumo ao Sul, à península da Baixa Califórnia, e encontram refúgio nas águas temperadas das lagoas Ojo de Liebre e Guerrero Negro, ambas declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Na viagem, os cetáceos percorrem, com uma velocidade média de 145 quilômetros por dia, mais de 10 mil quilômetros - o percurso migratório mais longo que um mamífero realiza.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, é preciso trabalhar para preservar a espécie. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Juan José Guerra Abud, visitou recentemente a Reserva para constatar os trabalhos de conservação da Comissão com o apoio dos diferentes setores sociais envolvidos.

"Toda essa riqueza faz do México um dos poucos países de maior diversidade marinha no mundo, mas também nos exige uma responsabilidade maior", afirmou o ministro mexicano à Efe, após acariciar, emocionado, uma baleia junto a seu filhote.

Reservas mexicanas

As águas do Sul do país são importantes áreas de procriação desses cetáceos, já que calcula-se que existam 25 mil exemplares no mundo todo e acredita-se que todas as baleias-cinzentas do Pacífico Norte ocidental se reproduzam e nasçam no México.

Das 175 áreas naturais protegidas no México, a Reserva de El Vizcaíno é uma das maiores, com uma extensão de mais de 2,5 bilhões de hectares.

Além da baleia-cinzenta, chegam à região cerca de 50 espécies de aves migratórias, e trabalha-se na reprodução do antílope americano por meio de Unidades de Manejo para a Conservação da Vida Silvestre.

"Um dos compromissos do México como membro do Convênio sobre Diversidade Biológica é que no ano de 2020, 17% do território nacional esteja sob algum estado de conservação", afirmou o comissário nacional de Áreas Naturais, Luis Fueyo Mac Donald.