Topo

No Brasil, Schwarzenegger assina acordos de projetos sustentáveis

29/04/2013 11h09

O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinou nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, vários convênios entre sua ONG R20, órgãos internacionais e brasileiros para colaborar em programas de energia sustentável, o que qualificou como uma "cruzada meio ambiental".

Schwarzenegger pediu que as autoridades municipais e regionais "não fiquem congeladas" esperando que os Governos tomem iniciativas para frear a mudança climática e disse que eles têm que liderar a busca por soluções para os problemas do meio ambiente.

"Qualquer cidade do mundo, autoridades regionais, empresários e o setor acadêmico, todos podem tomar iniciativa, não necessitam esperar que o Governo Federal ou a ONU atuem", afirmou o ator e político durante a assinatura dos convênios, que aconteceu na sede da Fundação Dom Cabral no Rio de Janeiro.

Entre os acordos, a R20 assinou um memorando de intenções com a iniciativa da ONU "Energia sustentável para todos", com o objetivo de colaborar para a impulsão de programas educativos e seminários orientados às autoridades, empresas e universidades para "sensibilizar" os formadores de opinião sobre os benefícios do uso da energia sustentável.

Schwarzenegger também assinou um convênio com o grupo de comunicação espanhol Prisa, representado por seu diretor para as Américas, Marcus Vinícius Ribeiro, para divulgar os projetos de desenvolvimento sustentável impulsionados pela ONG.

O ator americano entregou às autoridades municipais do Rio de Janeiro um estudo de viabilidade financeira e um plano de ação para implantar lâmpadas de led em todo o sistema de iluminação pública da cidade.

As lâmpadas de led permitiriam diminuir em 50% o consumo energético e pode representar uma economia de US$ 30 milhões anuais, segundo dados do estudo.

A organização assinou memorandos de entendimentos para analisar a possível implantação de programas similares em outras quatro cidades brasileiras: Santa Bárbara d'Oeste e São Carlos, ambas em São Paulo, e Santarém e Parangominas, situadas no estado do Pará.

A companhia elétrica estatal Eletrobrás assinou outro convênio com a R20 para colaborar no desenvolvimento de vários projetos de energias renováveis que inicialmente serão aplicados na cidade de Parintins (Amazonas) e que poderá ser levado a outras cidades do país.

Schwarzenegger deve assistir no próximo fim de semana no Rio de Janeiro o campeonato de fisioculturismo "Arnold ++Classic++".