Topo

Schwarzenegger propõe falar de ecologia de forma mais 'sexy'

Em Viena

31/01/2013 13h01

Arnold Schwarzenegger pediu nesta quinta-feira (31) que se ponha fim ao pessimismo ecológico e que as pessoas tratem do tema de uma maneira nova e "mais sexy", abandonando dados para os cientistas.

O ator austríaco-americano participou da reunião do grupo R20 (Regions of Climate Action), movimento ecológico fundado por ele, que ocorre na capital da Áustria. 

"Se quisermos inspirar o mundo, já é hora de nos esquecermos da velha maneira de falar das mudanças climáticas (...) onde sobrecarregamos as pessoas com dados", discursou Schwarzenegger. "Há uma nova forma, uma forma mais sexy."

"Depois de recorrer ao pessimismo, dizendo às pessoas o que não podemos fazer, devemos integrá-las ao nosso movimento e dizer a elas o que podem fazer", disse o ex-governador da Califórnia, nos Estados Unidos.

A conferência Viena R20 pretende mostrar que a troca dos sistemas energéticos a partir de uma esfera regional é o primeiro passo para uma mudança de "paradigmas em termos da economia ambiental".

"Quero dizer que podemos seguir dirigindo nossos [carros] Hummers, mas se usarmos hidrogênio e biocombustíveis [como combustíveis]", exemplificou Schwarwenegger. "Temos que enviar uma mensagem de que podemos seguir vivendo a mesma vida, mas com uma tecnologia mais limpa."

Jose Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, e  Werner Faymann, chanceler austríaco, também participaram do evento, que termina nesta sexta-feira (1º).