Topo

Mês de maio foi o terceiro mais quente da História

Em Washington

20/06/2013 16h55

As temperaturas globais registradas no mês passado foram as terceiras mais quentes para o mês de maio desde que o registro começou a ser feito em 1880, informaram cientistas americanos nesta quinta-feira.

"Juntamente com 1998 e 2005, trata-se do terceiro mês de maio mais quente (com 15,46°C, em média) desde o início das medições, em 1880", anunciou Administração Oceânica e Atmosférica Nacional americana (NOAA, na sigla em inglês), em um comunicado,

Segundo a NOAA, muitas regiões do mundo registraram um calor acima da média, incluindo a maior parte do norte da Sibéria, o oeste da Rússia, o leste europeu e o centro da Austrália.

Com uma temperatura média combinada nas superfícies da terra e do mar de 15,46 graus Celsius, maio de 2013 também foi o 37º maio seguido e o 339º mês consecutivo com temperaturas globais acima da média do século XX, de 14,8ºC.

A NOAA informou que a cobertura de neve no hemisfério norte em maio foi a terceira menor já registrada, com 16,1 milhões de quilômetros quadrados.

"A cobertura de neve abaixo da média esteve presente tanto na Eurásia quanto na América do Norte. A Eurásia teve sua menor extensão de cobertura de neve já registrada no mês de maio, enquanto a América do Norte teve a 20ª menor", informou.

A extensão média de gelo no Mar do Ártico foi 2,17% menor do que a média de 1981-2010, o que fez desta a 10ª menor extensão mensal para um mês de maio.

Contudo, a extensão de gelo no Mar da Antártica foi a quinta maior registrada em um mês de maio, sendo 6,33% superior à média de 1981-2010.

As nações do mundo estão negociando um acordo que vincularia, em 2020, todos os países a metas mensuráveis para conter as emissões de gases de efeito estufa, apontadas como responsáveis pelo aquecimento global.

O objetivo é evitar os efeitos mais catastróficos provocados pelo aquecimento, tais como secas mais intensas, inundações, tempestades e elevação do nível do mar, atingindo a meta estabelecida pela ONU de limitar o aquecimento global a 2ºC em comparação com níveis pré-industriais.