Topo

População de girafas cai 43%, e espécie corre risco de ser extinta

Em Nairóbi

29/08/2013 20h47

Especialistas em conservação animal advertiram que as girafas podem ser extintas nas próximas décadas se não for interrompida a forte tendência de queda de sua população, que diminuiu 43% em 14 anos.

Segundo informou nesta quarta-feira (28) o jornal Daily Nation, pesquisadores de diversos países africanos se reuniram em Nairóbi, no Quênia, para estudar ações que ajudem a conservar a espécie, cuja ameaça de sobrevivência foi ignorada durante anos.

O presidente da Fundação para a Conservação das Girafas, Julian Fennessy, detalhou que o número de girafas diminuiu de 140 mil para 80 mil  na África, entre 1998 e 2012, devido à invasão humana de seus habitats.

A agricultura, os assentamentos e a destruição dos campos são os motivos principais da queda na população do animal mais alto do mundo.

O diretor da companhia estatal Kenya Wildlife Service, William Kiprono, afirmou que seu país, onde vive o maior número de girafas da África, desenhou uma estratégia de conservação para o animal.

"O Quênia se comprometeu a garantir que suas três subespécies de girafas serão conservadas no presente e no futuro", disse.

Existem nove espécies de girafas, e o Quênia é o único país africano que tem três subespécies.