Topo

Ministro alemão faz ameaça de sanções à Ucrânia

Em Berlim

04/02/2014 11h04

O ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, defendeu o uso de sanções como uma ameaça ao governo da Ucrânia caso Kiev não encontre uma solução para a prolongada e, em vário momentos, violenta– crise no país.

Os comentários do ministro social-democrata representam um tom diferente do adotado até agora pela primeira-ministra conservadora Angela Merkel, que disse na semana passada não ver a necessidade de sanções por enquanto.

“Acho que devemos agora mostrar as sanções como uma ameaça”, disse Steinmeier à TV alemã ARD na noite de segunda-feira (3), acrescentando que a Alemanha precisa estar pronta para optar por essas medidas caso a situação não melhore.

A Ucrânia vive uma crise há mais de dois meses, por causa da recusa do governo pró-russo em selar um acordo comercial e político com a União Europeia.

Na segunda-feira (3), uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que Washington e a UE estão discutindo uma possível ajuda financeira no caso de um novo governo ser formado na Ucrânia.

Oposicionista da Ucrânia denuncia sequestro e tortura