Tian Tian, única panda dos zoos do Reino Unido, pode estar grávida
Tian Tian, a famosa ursa panda do zoológico de Edimburgo, aparenta estar grávida, assinalou nesta sexta-feira (9) um porta-voz do parque escocês, que ressaltou que os especialistas ainda não conseguiram confirmar o fato.
A única panda do Reino Unido foi submetida a um processo de inseminação artificial em abril, após não ter conseguido procriar com o macho que o zoo também mantém, Yann Guang (que significa Sol, em chinês). Segundo a fonte, ela apresenta "fortes indícios" de estar grávida.
Embora o macho tenha mostrado interesse por Tian Tian (que significa doce, em chinês), um comportamento qualificado pelos especialistas do zoo como "encorajador", a rejeição da fêmea acabou dificultando o acasalamento que os zoólogos esperavam.
Os níveis de hormônios e proteínas da ursa, além de significativas mudanças no comportamento do animal, sugerem que ela esteja esperando um filhote. Os cuidadores, no entanto, só poderão confirmar a gravidez pouco antes de Tian Tian dar à luz, o que, segundo o período previsto pelo zoo, poderia ocorrer no prazo de um mês.
Tian Tian e Yang Guang são as estrelas do zoológico da Escócia, que recebeu os animais em dezembro de 2011 procedentes da reserva de Sichuan, na China.
Yang Guang e Tian Tian, que completarão dez anos no próximo mês, foram 'emprestados' ao zoo de Edimburgo durante uma década. A Escócia é um habitat ideal para os pandas devido ao intenso frio que se assemelha às montanhas de Sichuan.
Iain Valentine, encarregada pelos pandas do parque escocês, assinalou à "BBC" que Tian Tian poderia ter gêmeos de dois pais diferentes, sendo um deles Yang Guang.
"Empregamos dois machos diferentes para desenvolver a inseminação artificial", explicou Valentine ao canal sem esconder sua "emoção" pela perspectiva de gravidez da espécie, já que, até agora, "nunca um panda nasceu no Reino Unido".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.