Topo

Ver TV no celular 3G polui tanto quanto dirigir, mostra estudo inglês

Ver TV no celular usando conexão 3G polui tanto quanto dirigir por 16 quilômetros, mostra estudo de ONG - Getty Images/iStockphoto
Ver TV no celular usando conexão 3G polui tanto quanto dirigir por 16 quilômetros, mostra estudo de ONG Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 06h00

Um estudo coordenado pela ONG ambiental inglesa Carbon Trust mediu as emissões de gás carbônico (CO2) produzidas por fãs de futebol no país: assistir à TV no telefone celular usando conexão do tipo 3G, cujo costume é reproduzido por muitos ao redor do mundo no dia-a-dia.

A ONG aponta que assistir a um jogo, que tem duração média de 90 minutos, através da conexão de internet do celular equivale a dirigir um carro movido a gasolina por 16 quilômetros em termos de gás carbônico jogado na atmosfera, devido ao consumo de energia do aparelho.

O número preocupa por essa prática ser cada vez mais comum: segundo a ONG, atualmente 27% dos usuários de smartphones e 63% dos donos de tablet usam os dispositivos para assistir a jogos do campeonato inglês.

O hábito pode ser bem menos nocivo ao planeta se a conexão 3G for trocada pela internet banda larga. Neste outro cenário, a emissão de CO2 é 10 vezes mais baixa.

A economia será melhor ainda se o usuário trocar de vez o tradicional aparelho de TV pelo celular conectado à banda larga, já que a emissão de CO2 é oito vezes mais baixa. Isso ocorre devido ao tamanho menor da tela dos smartphones, que consome menos energia do que a grande tela da TV.

Melhor com os amigos

O estudo aconselha os torcedores ambientalmente conscientes a assistirem aos jogos em pub, os tradicionais bares ingleses. Por concentrarem vários torcedores ao redor de um mesmo aparelho de TV, a emissão de CO2 por pessoa acaba sendo muito menor - os aparelhos com tecnologia LED são os que geram menor quantidade do poluente.

Já ir ao estádio se mostra a forma mais prejudicial à atmosfera devido ao impacto do transporte até o estádio. Para compensar o dano da fumaça do carro, só dando carona para um grupo de amigos.

"Quando se trata de diminuir a quantidade de CO2 que produzimos é importante entender o impacto que causamos à atmosfera e fazer escolhas mais conscientes para reduzi-lo", diz o ex-jogador de futebol Gary Neville na divulgação do estudo.

"A melhor coisa que torcedores podem fazer é assistir juntos a um jogo de futebol, seja à distância ou dividindo o carro para ir ao estádio."