Topo

Mais intensa massa de ar polar dos últimos anos avança pelo Brasil no final de semana

Do UOL, em São Paulo

19/07/2013 16h49

A mais intensa massa de ar polar dos últimos anos avança pelo Brasil partir do fim de semana e os termômetros despencam, informa o Somar Meteorologia. No domingo (21), a máxima não deverá passar dos 9°C no sul do Rio Grande do Sul e na próxima semana esperam-se mínimas entre -6°C e -3°C na Serra Geral, Planalto de Santa Catarina e Planalto do Paraná e abaixo de -10°C em Urupema-SC e Bom Jardim da Serra-SC. 

O fim de semana será marcado pelo frio e por chuvas em boa parte da região Sul do país. Nesta sexta-feira (19), uma frente fria está entre o Paraná e São Paulo e no domingo volta a chover no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a chuva e os termômetros em queda, a possibilidade de neve é muito grande. Sensação térmica pode chegar a -10°C na serra catarinense.

A partir da segunda-feira (22), a umidade que atuou sobre o Rio Grande do Sul durante todo o fim de semana finalmente encontrará temperaturas muito baixas. O ar frio ganha reforço de intensa massa de ar polar vinda da Argentina, e aumenta o potencial para neve na Serra, Alto Uruguai e Planalto do Estado gaúcho desde as primeiras horas do dia. “Toda a próxima semana será muito fria”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Em Santa Catarina a neve deve atingir a Serra, Planalto e algumas cidades do meio-oeste, como Chapecó-SC e Xanxerê-SC. As menores temperaturas são esperadas para os municípios serranos. Em São Joaquim-SC os termômetros na segunda-feira variam entre 1°C e 9°C e a neve pode acontecer a qualquer hora do dia. Na terça-feira o frio ganha força e a mínima será de -3°C.

No Paraná também existe a possibilidade de nevar. O Estado deve registrar uma sequência de eventos meteorológicos. Na segunda-feira, chove de forma generalizada e com risco de grandes volumes e transtornos. Ao mesmo tempo, uma intensa massa de ar polar avança e derruba as temperaturas. Com essa condição existe o risco de queda de neve em alguns pontos isolados do sul e Planalto paranaense na segunda-feira. Este risco aumenta muito na terça-feira, onde a área preferencial para queda de neve será o sul, Planalto e até mesmo na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Outras regiões

A formação de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável nos próximos dias. O sábado (20) começa com céu nublado e algumas aberturas de sol. A partir da tarde, acontecem pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15ºC e a máxima de 23ºC.

No domingo (21), uma nova frente fria se forma entre os Estados do Paraná e de São Paulo. Este sistema vai causar chuvas intermitentes. A temperatura permanece estável. A mínima fica em 16ºC e a máxima, 22ºC, mas os ventos devem aumentar a sensação de frio no fim de semana.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva vai atingir Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Volta a chover também em grande parte do Mato Grosso do Sul e em pontos isolados da metade Sul de Goiás e do Mato Grosso.

Embora os volumes acumulados sejam baixos, sobre o Estado sul-matogrossense, a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas, eventuais quedas de granizo e ventos fortes, além de temporais localizados sobre o Sul do Estado.

No Nordeste as ondas de leste trazem umidade do oceano e causam pancadas de chuva em praticamente todo o litoral. Na Região Norte as instabilidades tropicais ainda causam pancadas de chuva no norte do Amazonas, do Pará e do Amapá, além de Roraima.