Topo

Goldman Sachs e Shell ganham 'Prêmio da Vergonha' ambiental do Greenpeace

Em Davos

24/01/2013 10h58

O banco norte-americano Goldman Sachs, símbolo da má gestão nas finanças, e a companhia anglo-holandesa Shell, acusada de ter contribuído para reduzir a camada de gelo da Antártida, o "Prêmio da Vergonha" 2013, concedido pelo braço suíço do Greenpeace.

Estes prêmios são concedidos todos os anos a empresas acusadas de 'atentar contra os direitos humanos" e de "cometer delitos contra o meio ambiente particularmente graves". A entrega feita nesta quinta-feira (24) coincidiu com a realização do Fórum Econômico Mundial na estação alpina de Davos, na Suíça.

Em 2012, os prêmios foram concedidos ao banco inglês Barclays e à empresa brasileira Vale S/A.

O Goldman Sachs levou o prêmio do grande júri, que considerou que o banco norte-americano foi "o ator central da globalização, alimentando os lucros de alguns graças a desigualdades fenomenais e ao empobrecimento de amplas camadas da população".

A Shell, por sua vez, recebeu o prêmio do público, concedido por 41,8 mil pessoas que votaram pela internet. A empresa é acusada de contribuir para a mudança climática com seus projetos petroleiros off-shore na Antártida, um dos últimos paraísos naturais da Terra.