Topo

Nova espécie de anfíbio 'voador' é descoberta no Vietnã

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 13h57

Uma nova espécie de anfíbio foi descoberta “voando” de uma árvore para outra no Vietnã, em uma região a menos de cem quilômetros de Ho Chi Minh, um dos maiores centros urbanos do sudeste da Ásia.

O Rhacophorus helenae, que mede até 10 centímetros de comprimento, tem um corpo verde brilhante, uma barriga manchada de branca e algumas pintas escuras próximas às patas.

Além disso, suas membranas interdigitais (entre os dedos) são desenvolvidas e unidas, que o ajudam a planar entre copas e galhos a 20 metros de altura - eles só descem na época de procriar -, descreve Jodi Rowley no estudo publicado no Journal of Herpetology. Por isso, a espécie ganhou o nome popular de “perereca voadora”.

A bióloga do Museu Australiano fazia um estudo de mapeamento de anfíbios em uma área pequena de mata cercada por propriedades agrícolas quando encontrou o animal - ele foi descoberto em 2009 junto com pesquisadores vietnameses, mas só foi catalogado como nova espécie agora.

“Para descobrir espécies desconhecidas de anfíbios, em geral, tenho de subir montanhas irregulares, escalar cachoeiras e entrar na vegetação densa e fechada de florestas tropicais”, explica a pesquisadora.