Topo

Santuário vai transmitir nascimento de chimpanzé ao vivo pela internet

15/01/2013 18h15

Um santuário de primatas na África do Sul anunciou nesta terça-feira (15) que irá transmitir o nascimento de um pequeno chimpanzé pela internet.

A filial sul-africana do Instituto Americano Jane Goodall, com base em Nelspruit, no nordeste do país, irá transmitir ao vivo o parto de uma chimpanzé de nove anos que foi salva de caçadores no sul do Sudão em 2007. A fêmea Nina, que deve dar à luz nos próximos dias, será uma mãe muito jovem - chimpanzés, geralmente, se reproduzem aos 15 anos.

As imagens, por enquanto, mostram Nina deitada em cima de bambu ou brincando com uma bola. Ela pula de vez em quando em poleiros ao redor da gaiola que ficam longe do alcance da câmera.

"Nós não sabemos se ela vai aceitar o bebê, porque ela foi tragicamente privada de uma infância normal na natureza com sua família", explica comunicado da entidade que resgata e reabilita primatas vítimas de violência.

O santuário tem uma política de não-reprodução de animais, mas a contracepção falhou nesse caso - a entidade diz que outro primata órfão deve ser o pai, provavelmente chamado Thomas.

No mesmo santuário, um pesquisador de 26 anos foi atacado e ficou gravemente ferido por dois machos em julho do ano passado. Gestores do parque, assim como  o próprio pesquisador norte-americano, admitiram que a vítima cometeu "um erro" ao entrar de forma inadequada no território dos chimpanzés. 

Os especialistas dizem que os dois animais, que foram mantidos vivos, se sentiram ameaçados e reagiram de forma "normal" para os chimpanzés.