Topo

Na Índia, 80% do esgoto é despejado nos rios do país sem tratamento

Do UOL, em São Paulo

05/03/2013 13h06

A Índia ainda não trata corretamente o seu esgoto e despeja os resíduos diretamente nos rios, poluindo as principais fontes de água potável do país, segundo estudo publicado nesta terça-feira (5).

As cidades indianas produzem cerca de 40 bilhões de litros de águas residuais diariamente, somando pontos domésticos e industriais, mas apenas 20% desse volume é tratado em todo o país, mostra relatório de uma ONG local, a Centre for Science and Environment.

Isso significa que 80% do esgoto vai parar nas camadas freáticas sem tratamento, afetando a saúde de milhões de pessoas no país. 

"O despejo de resíduos sem tratamento nos rios escoa diretamente para o subterrâneo, criando, assim, uma bomba-relógio na saúde da Índia", alerta o relatório. "O esgoto está matando os rios indianos."

Pesquisa de 2011, conduzida pelo Conselho Central de Controle de Poluição do país, indicou que apenas 160 das cerca de 8.000 cidades indianas têm uma estação de tratamento e sistema de esgoto instalado. 

Problemas

A legislação ambiental fraca (ou até inexistente em alguns casos), o desenvolvimento urbano acelerado e a falta de conscientização da população sobre os perigos são apontados como as causas da grave poluição dos recursos hídricos na Índia.

O documento afirma, ainda, que milhares de pequenas fábricas descartam esgoto sem tratamento, o que faz com que o lixo tóxico seja misturado na água doce.

Testes de laboratório feitos pela ONG revelam que quase todos os lençóis freáticos do país têm níveis altos de nitratos, substância considerada cancerígena. (Com informações da AFP)