Topo

'Verdade incômoda se confirma' com relatório do Painel da ONU, dizem ONGs

Em Estocolmo

27/09/2013 08h51

"A verdade incômoda [do relatório climático do IPCC] se confirma", consideraram nesta sexta-feira (27) as principais ONGs ecologistas - Greenpeace, Oxfam, WWF e Amigos da Terra -, depois da publicação do relatório dos especialistas sobre o aquecimento global, no qual consideram mais clara a responsabilidade do homem.

Projeções para o Brasil

  • Reprodução

    Brasil pode ficar até 6ºC mais quente

"Depois de 25 anos de relatórios do IPCC, a verdade incômoda se confirma: a mudança climática é real, ocorre em um ritmo alarmante e as atividades humanas, principalmente a combustão, a provocam", indicaram em um comunicado conjunto das ONGs.

"Sabemos que o setor da energia é o principal culpado, mas também a principal solução para a mudança climática", acrescentaram as organizações, para quem "as energias renováveis constituem uma solução simples, comprovada e economicamente abordável".

"O debate sobre quem é o responsável está fechado", indicou Wael Hmaidan, diretor da ONG Climate Action Network International, que reúne 850 associações.

PAINEL DA ONU

  • Peter Foley/Efe

    EUA defendem ação vigorosa para combater mudanças climáticas

  • Victor Moriyama/Folhapress

    Cronologia: marcos e ações políticas

Segundo o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a responsabilidade do homem no aquecimento global é mais clara do que nunca e a temperatura média da Terra deverá aumentar entre 0,3ºC e 4,8ºC até 2100, segundo o texto aprovado nesta sexta-feira (27) em Estocolmo, na Suécia.

O relatório também revisa para cima o aumento do nível do mar, que deverá subir entre 26 cm e 82 cm até o fim do século.