Topo

Cientistas acham 'nova camada' de corais debaixo da Grande Barreira

"Nova camada" de arrecife foi encontrada a mais de cem metros de profundidade, no norte da Austrália - Ray Berkelmans/AFP
'Nova camada' de arrecife foi encontrada a mais de cem metros de profundidade, no norte da Austrália Imagem: Ray Berkelmans/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 12h54

Cientistas descobriram uma "nova camada" de arrecife em águas profundas da Austrália enquanto “mapeavam” a Grande Barreira de Coral.  Com ajuda de um robô – e de um período de tranquilidade no mar –, o grupo da Universidade de Queensland encontrou os animais marinhos a 125 metros de profundidade, logo abaixo da região de Ribbon Reef, nas águas do estreito de Torres, ao norte da Austrália.

O professor que lidera a pesquisa, Ove Hoegh-Guldberg, afirma que a descoberta pode ajudar a entender melhor a expansão e o crescimento de corais na região, pois, até então, eles só tinham sido encontrados a 70 metros de profundidade.

“O que é interessante nesses corais é que eles ainda são simbiontes fotossintéticos, ou seja, supostamente, eles ainda coletam luz. É interessante saber como eles lidam com essas baixas condições de luminosidade – é uma profunda escuridão, você mal consegue chegar ao fundo”, explicou o professor.

O grupo, que pretendia descobrir novas espécies marinhas com o mapeamento na Grande Barreira de Coral, vai passar agora a estudar o impacto da acidificação dos oceanos e do aquecimento global nas espécies de águas profundas – os especialistas dizem que elas podem resistir melhor às tempestades, por exemplo, do que os corais que estão mais próximos do litoral da Austrália.